Explicações miudinhas



COISA 9! PRONOME

Pronome:
É palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui ou acompanha um substantivo, indicando-o como pessoa do discurso.
A diferença entre pronome substantivo e pronome adjetivo pode ser atribuída a qualquer tipo de pronome, podendo variar em função do contexto frasal. Assim, o pronome substantivo é aquele que substitui um substantivo, representando-o. (Ele prestou socorro).
Já o pronome adjetivo é aquele que acompanha um substantivo, determinando-o. (Aquele rapaz é belo). Os pronomes pessoais são sempre substantivos.

Não deixe de assistir a aula do Professor Fábio sobre o assunto!



________________________________________________________________________________
COISA 8! INTERJEIÇÃO

As interjeições são palavras invariáveis que exprimem estados emocionais, ou mais abrangentemente: sensações e estados de espírito.

Veja a tirinha:



Não deixe também de ler o texto ilustrativo: " O obelisco da Interjeição"   e também de ir até a página dos vídeos para assistir a video-aula sobre Interjeição.



________________________________________________________________________________

COISA 7 ! PREPOSIÇÃO


Preposição é a palavra invariável que liga duas palavras ou orações, estabelecendo entre elas relações de sentido e de dependência. Sintaticamente, as preposições não desempenham uma função, são conectivos, ou seja, estabelecem apenas conexões entre termos da oração. Apesar de não exercer propriamente uma função sintática, o emprego adequado das preposições é essencial para a coesão do texto.

Classificação das preposições

As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. As essenciais são aquelas que sempre funcionam como preposições. Já as acidentais são palavras de outras categorias gramaticais que, em determinados contextos, agem como preposição. Veja alguns exemplos:




Algumas vezes, a relação entre dois termos é estabelecida por duas ou mais palavras e não por uma preposição apenas. Nesses casos, a expressão é denominada de locução prepositiva. As locuções prepositivas mais usadas são:
abaixo de
acima de
além de
antes de
ao invés de
ao lado de
apesar de
atrás de
através de
de acordo com
dentro de
depois de
embaixo de
em frente a
em vez de
junto de
perto de
por entre


Combinação e contração

As preposições podem se unir a outras palavras, formando combinações e contrações. Ocorre combinação quando a preposição, na união com outra palavra, mantém todos os seus fonemas, ou seja, não sofre alteração no som. Isso acontece, por exemplo, na junção da preposição a e o artigo masculino o (s). Veja:
  

Página 3


A contração ocorre quando a preposição, na união com outra palavra, sofre alterações fonológicas, ou seja, há perda de sons. Veja alguns exemplos:

da = de (preposição) + a (artigo)

no = em (preposição) + o (artigo)

numa = em (preposição) + uma (artigo)

pelo = per (preposição) + o (artigo)

dessa = de (preposição) + essa (pronome demonstrativo)

naquela = em (preposição) + aquela (pronome demonstrativo)
Note: A contração da preposição a com o artigo a ou com os pronomes a, aquele(s), aquela(s), aquilo recebe o nome de crase. Na escrita, esse fenômeno é indicado pelo acento grave.


Referência - http://educacao.uol.com.br/portugues/usando-preposicoes-corretamente.jhtm 


_________________________________________________________________________________






de conhecimento....


1. Polissemia

A polissemia, ou polissemia lexical (do grego poli="muitos" e sema="significados"), é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido além de seu sentido original, guardando uma relação de sentido entre elas.

Exemplos
  1. Deixei-os de boca aberta.
  2. A boca da garrafa está quebrada.
Observe que há relação de "abertura", "orifício" da palavra boca em ambas as frases.




Hoje em dia, cada vez mais as provas estruturam suas questões a partir de
textos. Por isso é premente que se estude muito a leitura, a compreensão e a
interpretação de textos. Vamos fazer muita interpretação e atividades de
gramática aplicada ao texto.

A cada aula vamos retomar um conteúdo, mas sempre a partir da interpretação
de texto. Vamos começar!

AULA 2 - Classes
gramaticais



Hoje vamos ver alguns exemplos:


1 -Substantivo é a palavra que
designa
seres em geral:
* nomes de pessoas, coisas, lugares, gênero, espécie


Exemplos:

nomescoisaslugaresgêneroespécie
MariaespelhoSergipe[o] visitantejacarandá
PaulofutebolCanadá[a] hóspedehomem
Castrojóiasapataria[o] artistahortaliça
Maialagochácara



*nomes de estados ou qualidades, ações, sentimentos, noções que se destinam a
denominação de seres:


Exemplos:


estado ou qualidadeaçõessentimentosnoção
juventudenascimentofelicidadetamanho
hipocrisiacolheitahipocrisiaoriginalidade
médico[o] pulomedoequilíbrio
2 -Adjetivo é uma palavra variável que expressa características do substantivo, qualificando ou modificando-o. Exemplos: menino estudioso, meninas estudiosas. 3 -Numeral é a palavra que qualifica os seres em termos numéricos, isto é, que atribui quantidade aos seres ou os situa em determinada seqüência.
Exemplos:
                          Os quatro últimos ingressos foram vendidos há pouco.                                                         [quatro: numeral = atributo numérico de "ingresso"]                                                       Eu quero café duplo, e você?                                                  ...[duplo: numeral = atributo numérico de "café"]                                                   A primeira pessoa da fila pode entrar, por favor!                                                   ...[primeira: numeral = situa o ser "pessoa" na seqüência de "fila"] 4 -Artigo é a palavra variável que colocamos antes do substantivo para indicar, ao mesmo tempo, seu gênero e seu número. a) Definido: o, a, os, as; b) Indefinido: um, uma, uns, umas. Exemplos: Li o jornal ontem. Li um jornal ontem. 5 -Advérbio. Exemplos:







O ônibus chegou.
O ônibus chegou ontem.

A palavra ontem acrescentou ao verbo chegou uma circunstância de tempo: ontem é um advérbio.








Marcos jogou bem.
Marcos jogou muito bem.

A palavra muito intensificou o sentido do advérbio bem: muito, aqui, é um advérbio.








A criança é linda.
A criança é muito linda.

A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo linda: muito, nessa frase, é um advérbio.
6 -Pronome é palavra que substitui , indica ou acompanha um substantivo. Podemos considerar os pronomes como uma classe de substitutos, pela característica que apresentam de, na maioria dos casos, poderem ser substituídos por substantivos. São os seguintes os pronomes da língua portuguesa:
  7 -Preposição  é a palavra invariável que liga duas outras palavras estabelecendo relações de sentido e de dependência. Exemplo:   A casa de Luiz fica distante.
 8 - Conjunção  são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação. São exemplos de conjunções: portanto, logo, pois, como, mas, e, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora, que, porém, todavia, quer, contudo, seja, conforme  9 - Interjeição: palavra invariável usada para exprimir emoções e sentimentos; Avante! O dia está raiando. Bis! Excelente apresentação. Bravo! Execução maravilhosa. Calma, gente! O Brasil parece ser nosso. Calma, governador! No fim do túnel sempre tem um pedágio. Caramba! Tudo aqui parece abandonado. Cruz-credo! Que medo daquele escuro. Cuidado!. Maria está chegando. Ei, amigos, venham! Epa! Tem alguém por aqui. Fora, bicho! Fora! Estou farta de você. Graças a Deus! Saí sã e salva dessa fria. Hum, que chiqueza! Macacos me mordam! Que dia de cão. Meu Deus! Quanta chuva. Não diga! Ela parecia tão boa. Ô, venha! Ôba! Feriado na terça! 10 -Verbo Quando se pratica uma ação, a palavra que representa essa ação e indica o momento em que ela ocorre é o verbo.  Exemplos:  Aquele pedreiro trabalhou muito. (ação – pretérito) Venta muito na primavera. (fenômeno – presente) Ana ficará feliz com a tua chegada. (estado - futuro) Maria enviuvou na semana passada. (mudança de estado – pretérito) A serra azula o horizonte. (qualidade – presente) Depois de ler cuidadosamente as explicações e os exemplos, vá até a guia "Exercícios" e faça a atividade.
 



_________________________________________________________________________________

COISA 9! PRONOME

É palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui ou acompanha um substantivo, indicando-o como pessoa do discurso.
A diferença entre pronome substantivo e pronome adjetivo pode ser atribuída a qualquer tipo de pronome, podendo variar em função do contexto frasal. Assim, o pronome substantivo é aquele que substitui um substantivo, representando-o. (Ele prestou socorro).
Já o pronome adjetivo é aquele que acompanha um substantivo, determinando-o. (Aquele rapaz é belo). Os pronomes pessoais são sempre substantivos.

Assista mais uma aula maravilhosa do professor Fábio.





__________________________________________________________________________________


COISA 8!    INTERJEIÇÃO

As interjeições são palavras invariáveis que exprimem estados emocionais, ou mais abrangentemente: sensações e estados de espírito.

Veja a tirinha:



Tu consegues identificar as interjeições na tirinha?
Ela é um bom exemplo do uso das interjeições.
Acessa o link abaixo para acessar um texto bem ilustrativo "O obelisco da Interjeição"

Não deixa também de acessar a página dos vídeos e assistir o vídeo sobre Interjeição.