Prova - Site http://suzettepaula.blogspot.com.br/2009/03/prova-de-portugues-5-ano-do-ensino.html
O arquivo está sendo enviado por e-mail e deve ser devolvido por e-mail também.
________________________________________________________________________________
Exercícios sobre Interjeição. O arquivo editável é enviado por e-mail. Se tu quiser, envie por e-mail: jacqueaguiar@gmail.com . Vivi, já mandei para o teu e-mail.
Interpretação de Texto
1. Na tira, há uma expressão que é usualmente empregada em seu sentido figurado. Qual é ela? Explique o que significa e em que contexto é utilizada.
2. O humor da tira é produzido pelo sentido que essa expressão adquire no jogo dessas aves. Que sentido é esse?
3. Que elementos da tira contribuem para a construção desse sentido?
Respostas por e-mail. jacqueaguiar@gmail.com
Interpretação de Texto - Assista o vídeo e responda as questões abaixo:Questões:
1. Qual a temática tratada no vídeo?
2. Qual a figura de linguagem utilizada pela narradora que descreve o encontro dos personagens?
3. O que é lugar comum?
4.O que a narradora quis dizer com: "Vou te inserir na minha paisagem"?
5. Qual é a proposta feita pela narradora ao interlocutor?
Respostas por e-mail. jacqueaguiar@gmail.com
Exercício 6 - AdjetivosFLEXÕES DO ADJETIVO
F
L
E
X
Õ
E
S
DO
A
D
J
E
T
I
V
O
|
Gênero
|
Uniformes – uma só forma para representar o masculino e o feminino.
| ||
Biformes – uma forma para o masculino e uma forma para o feminino
|
masculino
| |||
Feminino
| ||||
Número
|
Singular
| |||
Plural
| ||||
Grau
|
comparativo
|
igualdade
| ||
inferioridade
| ||||
superioridade
| ||||
superlativo
|
absoluto
|
Sintético
| ||
Analítico
| ||||
relativo
| De superioridade | |||
| De inferioridade | ||||
Pelo esquema acima, podemos visualizar a classificação da flexão do adjetivo. Mas o mais importante é saber empregar bem essas flexões no dia-a-dia do uso da língua. O gênero e o número do adjetivo seguem as mesmas regras de formação do substantivo. Aliás, o adjetivo nesse sentido, vai concordar com o substantivo, isto é, quando o substantivo estiver no feminino/masculino/singular ou plural, o adjetivo também vai apresentar-se da mesma forma.
Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser:
Uniformes – quando tem a mesma forma para representar o masculino e o feminino.
Ex: menino feliz – menina feliz; comida ruim – jogo ruim
homem gentil – mulher gentil; assunto fácil – viagem fácil
homem gentil – mulher gentil; assunto fácil – viagem fácil
Biformes – quando tem uma forma para o masculino e outra para o feminino.
Ex: cru – crua; bom – boa; mau – má
Exercícios.
1. Use adjetivos, nos espaços das frases, que se adéquem ao substantivo em destaque:
a) Visitei uma ___________ casa __________
b) Gosto de sapatos __________ e __________
c) Encontrei o ___________calção _________
d) O ____________ avô ____________ chegou.
e) Os camarões são ________ e ___________
f) Cumprimos a ____________ tarefa ________
GRAU DO ADJETIVO
Enquanto o grau do substantivo exprime basicamente o tamanho dos seres, o grau do adjetivo exprime a intensidade das qualidades dos seres, pois a qualidade é um aspecto das coisa que não é material, não tem forma, não tem estrutura física.
São dois, os graus do adjetivo: o comparativo e o superlativo.
Como o nome está dizendo, o grau comparativo exprime a comparação entre a qualidade de dois seres, que pode ser igual, maior ou menor.
Observe os exemplos:
Pedro é mais inteligente do que João.
Pedro é menos inteligente do que João.
Nos exemplos dados, podemos perceber que o adjetivo inteligente é o centro da idéia de comparação entre duas pessoas. O grau comparativo também pode comparar duas qualidades que julgamos existir em um mesmo ser. Veja:
João é mais inteligente do que estudioso.
João é menos inteligente do que estudioso.
Como você pode verificar, o grau comparativo sempre será analítico, uma vez que na sua formação entram um adjetivo e uma das expressões:
. mais …………… do que …… (comparativo de superioridade)
. menos ………… do que …… (comparativo de inferioridade)
Existem adjetivos que possuem uma forma sintética para expressar o grau comparativo.
Exemplos:
Bom – melhor – superior Mau – pior – inferior Grande – maior – superior Pequeno – menor
Na construção das frases em português, deve-se verificar a elegância do que está sendo escrito ou dito. No caso de uso dos adjetivos acima, as frases construídas no modo tradicional estão corretas. Entretanto, soa esquisito aos ouvidos, uma vez que a língua possui o recurso sintético.
Veja:
João é menos bom que o irmão, em Matemática. João é pior que o irmão, em Matemática.O Sol é mais grande do que a Terra. O Sol é maior que a Terra.
O mar Morto é mais pequeno que o Mar Mediterrâneo. O Mar Morto é menor que o Mar Mediterrâneo.
Vamos exercitar.
A. Leia as frases abaixo e identifique pelo número dado, que tipo de grau existe em cada uma:
1. comparativo de igualdade
2. comparativo de superioridade
3. comparativo de inferioridade
a. ( ) Seu irmão é menos corajoso que você.
b. ( ) Embora seja jovem, Pedro é tão experiente quanto o pai.
c. ( ) As moças costumam ser mais vaidosas do que os rapazes.
d. ( ) João sempre se mostrou mais afoito do que o irmão.
e. ( ) Depois da nossa conversa, as coisas ficaram tão claras como a água.
f. ( ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.
g.( ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seu irmão.
B.Substitua a expressão grifada por outra que torne o grau comparativo mais elegante.
a. O seu comportamento é mais mau do que o do seu irmão.
b. Esta sala é mais pequena do que a outra.
c. Este tecido é mais bom do que aquele.
Envia as respostas por e-mail: jacqueaguiar@gmail.com
(Referências - http://marlenesapucaia.blogspot.com.br )
Exercício 4 - Classes Gramaticais
Faz um resumo, utilizando um editor de imagem, com as principais informações sobre classes gramaticais. Pode ter qualquer oganização e, formas e cores. Usa a criatividade.
Manda por e-mail: jacqueaguiar@gmail.com
Observe o modelo....
Exercício 2 - Interpretação de Textos
Lê o texto e responde as questões.
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.
2) Para o autor, a humanidade:
(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
3) Da maneira como o assunto é tratado no texto, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.
4) A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 – 5) quer dizer que o cientista é:
(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
5) Se o homem cuidar da natureza _______ mais saúde. A forma verbal que completa corretamente a lacuna é:
(A) teve.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.
Marque as respostas na Grade CLICANDO AQUI.
Exercício 1 - Interpretação de Textos
